O que é qualidade de vida?

Apesar de ser um conceito um pouco trabalhoso de explicar, muitas pessoas percebem intuitivamente o que realmente é qualidade de vida. Ou seja, embora o significado da expressão qualidade de vida não seja muito óbvio para algumas pessoas, a sua noção é clara para todos.

A maioria das pessoas tem o costuma de relacionar qualidade de vida com o estado de se sentir bem, porém está noção vai de encontro aos principais fatores que acabam influenciando na qualidade de vida para ter um ambiente melhor de trabalho, meio ambiente e também de saúde.

Conceito de qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida pode ser muito abrangente, não apenas na saúde física ou como o estado psicológico, com o nível de independência, relações sociais em casa, no trabalho ou na escola e até mesmo a relação que você tem com o meio ambiente, leia mais sobre o meio ambiente aqui.

Existem inúmeros outros fatores que por fim acabam influenciando, porém é importante entender o que significa ter qualidade de vida.

Esse conceito está diretamente relacionado com a autoestima e ao bem-estar pessoal de cada um, em inúmeros aspectos do dia a dia das pessoas. Alguns como:

  • Atividade intelectual
  • Capacidade funcional
  • Estado emocional
  • Níveo socioeconômico
  • Autocuidado
  • Suporte familiar
  • Estado de saúde
  • Valores culturais
  • Valores éticos
  • Valores religiosos
  • Estilo de vida
  • Satisfação profissional
  • Ambiente em que se vive

A percepção que cada individuo tem sobre a sua posição na vida, dentro de todo o contexto dos sistemas de cultura e também de valores nos quais esteja inserido e também em relação a seus objetivos, padrões, expectativas e preocupações.

É uma definição que contempla diretamente a influência psicológica e também da saúde física. É importante não confundir qualidade de vida com padrão de vida, pois muitas pessoas acabam tendo uma ideia errada confundindo esses termos. Padrão de vida é uma medida que se calcula a qualidade e também quantidade de bens e serviços que estão disponíveis. Leis Outros Artigos Dessa Categoria.

Vale lembrar que saúde e qualidade de vida são termos indissociáveis, pois a qualidade de vida está diretamente associada à saúde. São dois termos muito relacionados, uma vez que com uma saúde de ferro a contribuição para a melhora na qualidade de vida é instantânea. É fundamental que a pessoa ou toda a comunidade tenha saúde, porém não apenas física, saúde mental também.

Que essas pessoas estejam bem com elas próprias, com as pessoas que as cercam e também com a vida, ter qualidade de vida significa estar em harmonia com inúmeros fatores.

No que se diz respeito a saúde, a qualidade de vida é considerar em termos de como ela pode ser afetada negativamente. Ou seja, uma doença debilitante que não constitui qualquer risco para vida ou uma doença que deixa a pessoa correndo risco de saúde. O declínio natural da saúde de uma pessoa idosa, por exemplo, acaba fazendo com que a qualidade de vida deixe a desejar.

Todas as situações adversas acabam sendo castradoras da nossa qualidade de vida, por isso é de nossa responsabilidade fazer com que tudo funcione corretamente e dentro dos conformes.

Prestar sempre atenção ao nosso corpo, nossa rotina e também nossa saúde, fazendo com que a qualidade de vida esteja sempre da melhor maneira possível. Quando tiver qualquer problema pense sempre positivamente e resolva o mais breve possível, para que sua vida continue caminhando para frente.

Caso não consiga resolver tão rápido espere, respire porque nada irá mudar até que ele seja resolvido. É importante manter sempre a calma, sem muita ansiedade ou estresse, para que não interfira na sua imunidade, fazendo com que a saúde prevaleça e sua qualidade de vida esteja sempre nas alturas. Gostou do Post? Então comente com seus amigo sobre o nosso site, curta, compartilhe e seja feliz!