Como trabalhar com automação de Marketing Digital

Oooi meninas, gostaria de trazer aqui no blog uma dica muito importante que tem me ajudado muito a crescer o blogue, tenho certeza que se você também é blogueira ou trabalhar por conta isso vai mudar o seu negócio! Então pega papel e caneta e anota tudo, ok?

Muito se fala no mercado sobre ferramentas de automação, principalmente quem está querendo progredir no marketing digital. Mas o que podemos esperar de uma ferramenta que promete automatizar deste a criação de sites, até a criação completa de sequencias de e-mails, captura de leads por redes sociais e muito mais? Se você quer a resposta, continue lendo este artigo.

Se você já trabalha com marketing digital, sabe o quanto pode ser complexo a tarefa de comunicação com seus prospectos e também a geração consistente de leads para suas máquinas.

Sem falar em outro detalhe importante na geração e nutrição de leads é que nem sempre as pessoas que entram em seu funil realmente irão se interessar de primeira em seu produto. Por isso, a educação dos leads é importante para uma estratégia eficiente e claro, um bom relacionamento entre as partes para que as objeções sejam quebradas.

Neste artigo, vou falar sobre a experiência incrível que eu tive com a ferramenta de marketing de automação de marketing. Sem dúvida alguma, uma das principais tendências para este ano, na qual é possível identificar as principais oportunidades do mercado – mesmo que seja ainda pouco exploradas.

Como funciona a automação de marketing digital?

Como funciona uma ferramenta de automação de marketing digital

Automação de Marketing significa, na prática, aumentar a escala da sua comunicação com seus leads através de softwares, tecnologias e conceitos para interagir de forma organizada e personalizada com sua audiência.

Sem dúvida, é através deste framework que é possível dar suporte a equipe de criação, execução, monitoramento e relacionamento com seus contatos – E o principal, identificar novas oportunidades para seu negócio.

A regra é clara: Quanto mais próximo dos seus leads, mais próximo você estará de fechar vendas.

Existem diversas técnicas para atrair o público, a principal delas é através do conteúdo distribuido em redes sociais e que realmente se conectem com sua audiência.

Além disso, é comprovado que ferramentas de automação de marketing digital também podem diminuir o custo de aquisição do cliente. Esta métrica é importante para saber qual é o custo real de aquisição de um novo cliente para sua empresa, e por tanto, fundamental para sobrevivência do seu negócio.

Benefícios de se trabalhar com automação de marketing para pequenas empresas

As pequenas empresas tem uma enorme vantagem competitiva quando se trata de automação de marketing. Isso porque as empresas grandes, que lidam com milhares de contatos podem possuir baixa personalização de suas mensagens, o que gera desconexão (e até mesmo desconforto) por parte de seus leads.

Afinal, administrar leads manualmente pode ser uma tarefa praticamente impossível de se fazer.

Por isso, o caminho mais curto para automação de marketing é através de ferramentas que trazem funcionalidades específicas para interagir e aumentar a conexão do seu público com sua marca.

Cuidados essenciais antes de contratar ferramentas de automação

Antes de contratar uma ferramenta, é preciso ter alguns cuidados para ter certeza de que ela pode ajudar a gerenciar seus leads.

A principal delas é definir um responsável na sua equipe para acompanhar os relatórios de aquisição de leads e também o engajamento, através de métricas como taxa de abertura e conversão dos e-mails.

Uma boa ferramenta de automação também permite que você possa cruzar dados com outras plataformas, como análise de visitas e também análise de informações da sua página de compra.

Outro detalhe crucial é saber se a ferramenta permite fazer o download dos leads, e histórico deles caso você precise descontinuar o serviço. Esta é a garantia essencial que seu negócio irá manter caso a ferramenta saia do ar, ou caso esta ferramenta escolhida não atenda suas necessidades no futuro.

O que é LeadLovers?

Ferramentas de automação de marketing usando LeadLovers

LeadLovers é uma ferramenta completa de automação de marketing digital, utilizada por grandes nomes do mercado, como o próprio Conrado Adolpho entre outros.

O mais interessante da ferramenta é que você pode desenvolver sua estratégia de marketing digital completamente do zero, e trabalhar desenvolvendo páginas de captura com uma facilidade nunca antes vista.

Além disso, a ferramenta contém diversas ferramentas adicionais que permitem a identificação do lead no se funil, podendo enviar diferentes comunicações conforme sua pontuação dentre das máquinas.

  • Otimização das páginas internas para buscadores;
  • Sistema eficiente de pontuação de leads;
  • Rastreio completo dos seus leads em seu funil;
  • Criação de Landing Pages, formulários, intent exit entre outras técnicas;
  • Gestão dinâmica de contatos da sua lista de contatos.
  • Segmentação nativa de leads
  • Automação de disparos de email marketing;
  • Relatórios simples sobre o andamento dos leads em seu funil
  • Interface rápida e moderna de automação

Além das ferramentas básicas, você também pode criar poderosos chamados pra ação (ou call to action) dentro dos seus e-mails e também nas suas páginas.

Com a ferramenta, você pode realizar testes A/B, administrar base de contatos, realizar agendamento de envio de e-mails, sequencia de e-mails (autoresponder) e muito mais.

Falhas comuns na comunicação com leads

Talvez, uma das situações que acontecem com recorrência é o mal planejamento do fluxo de nutrição de leads.

Antes de começar o seu planejamento de automação de marketing digital, é necessário ter uma noção clara de como o seu lead em potencial poderá se beneficiar do conteúdo enviado por você de modo automático – sem perder a personalização e segmentação.

Alguns critérios que você deve levar em consideração é saber exatamente as ações do seu lead no funil. Por exemplo, se o mesmo clicou nos links que você envia por e-mail, ou as ações que ele teve nas páginas que você enviou.

Com ferramentas de automação, você pode descobrir exatamente quais ações os leads tomaram e como eles podem obter mais informações sobre seu serviço ou produto.

Conclusão

Nestes anos de estrada, o que eu mais vejo para uma eficiente estratégia de comunicação com clientes, prospectos e leads é através de ferramentas de automação de marketing.

Muitos não levam em consideração a jornada do consumidor e não mapeiam as necessidades da sua persona antes de desenvolver seu conteúdo.

Lembre-se que quando utilizar estas ferramentas, verifique se é possível personalizar a comunicação com seus leads. Isso é vital para uma boa comunicação entre seus prospectos e também para aquisição de novos clientes.

Nunca se esqueça de pedir feedback da experiência do seu lead sobre seu conteúdo. É através de sugestões dos seus leads que você poderá descobrir realmente quais são seus interesses e também, enviar conteúdos complementares para que ele tenha a melhor experiência possível com sua marca.